Cuidados especiais com a Grama Batatais
Utilize terra de boa qualidade, preferencialmente que não contenha ervas daninhas.
Instale pontos de água para fazer irrigação todos os dias.
A primavera é sem dúvida a melhor época pra se estabelecer um gramado. No entanto, a grama batatais pode criar raízes em qualquer época do ano e algumas pessoas escolhem plantá-las no outono. O solo precisar estar isento de umidade e bem arado. Havendo uma preparação inicial antes do plantio das sementes.
A grama batatais também pode ser gramada sobre um gramado pré-existente, pelo qual irá eventualmente se espalhar e assumir o controle sobre o primeiro gramado. Para aplicar isso, o gramado inferior deve ser aparado bem baixo e as aparas deverão ser removidas, deve se formar ranhuras no solo onde a grama batatais poderá germinar e criar raízes.
Espalhe as sementes manualmente ou utilizando um propagador de sementes. Não recomendamos utilizar sementes demais, isso fará com que as mudas fiquem aglomeradas e irá priva-las dos nutrientes do solo. Procure fazer uma distribuição moderada e uniforme das sementes e siga as instruções de plantio para este tipo de grama.
Conforme o outono se aproxima, procure parar de fazer a irrigação e fertilização da grama batatais, para que ela possa entrar em um período de dormência. Tal estado não poderá ser alcançado se a grama está ativamente recebendo e processando água e nutrientes. Esse estado de dormência dará uma chance à grama batatais de descansar e desenvolver um sistema de raízes mais fortes para sua próxima estação de crescimento.
Irrigação, Poda e Fertilização da Grama Batatais, como fazer?
Comece irrigando seu gramado conforme seja necessário para ajudar a grama batatais a germinar e desenvolver raízes mais profundas e saudáveis. As sementes de grama batatais levam um período de até 30 dias para germinar. Uma vez que a grama atinge uma altura superior a altura do seu corte padrão, comece sua rotina de manutenção e apare-as. Podas regulares irão auxiliar seu sistema de raízes a crescer mais forte e irá ajudar a grama batatais a competir e assumir o controle sobre as ervas daninhas, pois possui pouca resistência contra elas.
A grama batatais gera profundas raízes, que servem de proteção contra os climas mais quentes e secos. Também gera caules mais espessos, conhecidos como estolões, que normalmente dificulta o trabalho da poda. Contudo, é fundamental aparar apenas as lâminas (folhas pontiagudas) da grama e não os caules que ficam em sua base. Pois aparar a grama muito baixa, resulta em crescimento e proliferação de ervas daninha.
Pela sua resistência, a grama batatais precisa de fertilização de duas a quatro vezes por ano. O ideal é que seja feita no inicio da primavera, na metade do verão e no outono, para obter uma grama com variação de verde mais escura. Deve-se utilizar um fertilizante composto por ferro. Pesquise com os produtores de fertilizantes qual o mais adequado para sua grama. Caso seja possível, ao decorrer dos períodos mais quentes e secos, sature sua grama batatais com água e permita-a absorver por alguns dias. Isso irá propiciar que as raízes se desenvolvam ainda mais profundas e se tornem ainda mais resistentes contra a aridez.
Na época de verão em que a grama batatais começa a produzir sementes, é recomendado efetuar sua poda regularmente para impedir a maturação das sementes. Isso fará que a grama batatais obtenha uma densidade moderada.